Líder de alta performance é um gestor que encara o dia a dia no trabalho como se fosse um processo constante de desenvolvimento da equipe, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos.
Esse Líder não se limita a uma posição que ocupa na instituição ou organização, e sabe que liderança é, acima de tudo, uma questão de atitude e se destaca em aspectos como capacidade de liderar e tomadas de decisão rápidas e eficientes.
Essa pessoa deve ter iniciativa e criatividade, sendo exemplo de conduta tanto na vida profissional como pessoal. Uma das principais características do líder de alta performance é a liderança servidora, que apoia sua equipe a superar metas e objetivos previamente estabelecidos, dando suporte aos liderados. Esse profissional sempre antecipa as tendências do mercado, conhecendo bem sua equipe com determinação e persistência para resolver conflitos ou enfrentar desafios.
O líder de alta performance dá suporte para o desenvolvimento individual da equipe e, ao invés de encaminhar os funcionários ou seus liderados para treinamentos planejados e conduzidos pelo RH, ele mesmo assume essa responsabilidade, direcionando as pessoas para o aumento de performance.
O líder de alta performance transmite confiança em seus colaboradores. Embora apoie, mostre o caminho e ajude a equipe na busca de soluções próprias, ele deixa os funcionários ou liderados construírem seu próprio caminho com autonomia e se tornarem responsáveis por suas próprias decisões.
Por ser um líder na concepção da palavra, não apenas um chefe aceito por imposição hierárquica, ele faz primeiro, gera o aprendizado e depois cobra. Ou seja, aplica em si mesmo os conceitos que prega em suas atitudes cotidianas.